segunda-feira, 29 de outubro de 2012

29 de Outubro: DIA NACIONAL DO LIVRO


 

 
O dia 29 de outubro foi escolhido como Dia Nacional do Livro em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional, que ocorreu em 1810. Só a partir de 1808, quando D. João VI fundou a Imprensa Régia, o movimento editorial começou no Brasil. O primeiro livro publicado aqui foi "Marília de Dirceu", de Tomás Antônio Gonzaga, mas nessa época, a imprensa sofria a censura do Imperador. Só na década de 1930 houve um crescimento editorial, após a fundação da Companhia Editora Nacional pelo escritor Monteiro Lobato, em outubro de 1925. 

A Origem do Livro
Os textos impressos mais antigos foram orações budistas feitas no Japão por volta do ano 770. Mas desde o século II, a China já sabia fabricar papel, tinta e imprimir usando mármore entalhado. Foi então,na China, que apareceu o primeiro livro, no ano de 868.
Na Idade Média, livros feitos à mão eram produzidos por monges que usavam tinta e bico de pena para copiar os textos religiosos em latim. Um pequeno livro levava meses para ficar pronto, e os monges trabalhavam em um local chamado "Scriptorium". 
 
A Importância do Livro

O livro é um meio de comunicação importante no processo de transformação do indivíduo. Ao ler um livro, evoluímos e desenvolvemos a nossa capacidade crítica e criativa. É importante para as crianças ter o hábito da leitura porque com ela, se aprimora a linguagem e a comunicação com o mundo. O livro atrai a criança pela curiosidade, pelo formato, pelo manuseio e pela emoção das histórias. Comparado a outros meios de comunicação, com o livro é possível escolher entre uma história do passado, do presente ou da fantasia. Além disso, podemos ler o que quisermos, quando, onde e no ritmo que escolhermos.

Fonte: www.criancafazarte.com.br/datas
 


 


quarta-feira, 24 de outubro de 2012

CURIOSIDADES: MÊS DE OUTUBRO






Outubro é comumente lembrado como o mês da revolução bolchevique na Rússia. Este e seus desdobramentos sanguinários, foi de fato um dos acontecimentos da história recente que ficará marcado para a posteridade.
Contudo, o mês de outubro é marcado com muitos fatos e curiosidades que ficarão na memória da humanidade. Uns de maior relevância, foi em um mês de outubro do longínguo 1492, por exemplo, que Cristovão Colombo aportou pela primeira vez nas Ilhas de San Salvador, exatamente no dia 12, e outros, que a princípio dizem respeito apenas a um ou outro povo: em outubro, Pelé despedia-se do futebol, fazendo sua última partida contra pelo Cosmos, de Nova York, contra o Santos, vencida por 2 a 1.
Foi um mês de eleições históricas para o povo brasileiro: Getúlio Vargas, Juscelino Kubitscheck, FHC… e também o mês do nascimento de pessoas ilustre, como Gandhi, Jonn Lennon, Nietzsche, Oscar Wilde, etc. O mês de outubro ficará, com certeza, marcado na história da humanidade, como um mês em que alguns inventos tecnológicos mudariam de vez os designios da história do homem, como a inauguração da primeira linha telefônica interurbana entre duas cidades, a criação da lâmpada elétrica, por Tomhas Edison, e foi em outubro também que o médico William Thomas Morton utilizou pela primeira vez o éter como analstésico em uma cirurgia, inautrando uma nova era da medicina.
Em outubro, Jorge Amado lançou seu primeiro romace, “O País do Carnaval”, em 1931, coincidentemente, mesma data em que o Cristo Redentor foi inaugurado no Corcovado, e muitos outubros antes, o povo parisiense invadia o Palácio de Versalhes, exatamente, no dia 05 deste mês, em 1789. Era a Revolução Francesa.
(Fonte: Você sabia?)





terça-feira, 16 de outubro de 2012

EM TEMPO: "DIA DAS CRIANÇAS"


 
O responsável pela criação do DIA DAS CRIANÇAS foi o deputado federal Galdino do Vale Filho, na década de 1920. Após ter sido aprovada pelos deputados, a data de 12 de Outubro foi oficializada pelo presidente Arthur Bernardes, através do decreto no 4867, de 5 de novembro de 1924.
A data só passou a ser celebrada somente na década de 1960, momento que a fábrica de Brinquedos Estrela decidiu fazer uma promoção em conjunto com a Johnson &Johnson, com o lançamento da “Semana do Bebê Robusto” que tinha por objetivo aumentar as vendas. Logo depois outras empresas decidiram criar a Semana da Criança com o mesmo intuito. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedo decidiram escolher um único dia para a promoção. A partir daí, o dia 12 de Outubro passou a ser uma das datas mais importantes do ano para o ramo de brinquedos.
O dia das crianças é a segunda data mais importante para o comércio, perdendo somente para o Natal.
A organização das Nações Unidas (ONU) comemora o dia de todas as crianças do mundo em 20 de Novembro, data em que os países aprovaram a Declaração dos Direitos das Crianças.

Em Moçambique a celebração é no dia 1 de Junho, este foi instituído para assinalar o dia em que muitas crianças de pouca idade foram cruelmente assassinadas a sangue frio pelas forças nazistas em Junho de 1943.

(Fonte: Brasil Escola)



terça-feira, 9 de outubro de 2012

BPP PROMOVE ATIVIDADES PELOS 100 ANOS DE HELENA KOLODY

 
A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) promove, de segunda (8) a quinta-feira (11), a Semana HelenaKolody 100 anos, com atividades grátis para celebrar o centenário do nascimento da autora, comemorado em 12 de outubro. No hall térreo e nas escadarias do prédio, até o dia 26, estarão expostas fotografias, poemas e depoimentos da autora. Durante toda a semana, o elenco do Grupo Delírio Cia de Teatro fará leituras de poemas da autora em diversas salas da biblioteca, em horários variados.

Na segunda-feira (8), o diretor Edson Bueno e o Grupo Delírio Cia de Teatro vão apresentar uma peça inédita, inspirada na obra da autora, no Auditório Paul Garfunkel, às 15h. O curta-metragem A babel da luz, do cineasta Sylvio Back, sobre a escritora, será exibido terça-feira (9), no mesmo local, das 10h às 11h30. No dia seguinte, o filme, de 10 minutos, terá sessões entre 15h e 17h. A atriz Kaliupe Sachet apresenta no hall térreo, na quinta-feira (11), um monólogo sobre a poeta, a partir das 15h, pelo projeto Aventuras Teatrais.

O diretor da Biblioteca, Rogério Pereira, lembra que neste ano a Secretaria de Estado da Cultura colocou em circulação a revista Helena, publicação cultural que em sua primeira edição apresentou um dossiê sobre a autora paranaense. Pereira completa que, a Secretaria instituiu o Prêmio Paraná de Literatura 2012, cuja categoria de poesia foi batizada com o nome de Helena Kolody.

“Helena foi uma voz importante, inclusive no cenário nacional. Nada mais justo do que a Biblioteca Pública prestar uma homenagem, que inclusive pode fazer com que o público passe a ler e a reler a obra dela”, diz Pereira. A edição de outubro do jornal Cândido, publicado pela BPP, traz um especial sobre a autora.

Serviço: Semana Helena Kolody 100 anos. De 8 a 11 de outubro. Diversas atividades com entrada franca. Biblioteca Pública do Paraná - Rua Cândido Lopes, 133. Curitiba. Horário: 2.ª a 6.ª, das 8h30 às 20 horas. Sábado, das 8h30 às 13 horas. Mais informações: (41) 3221-4900 ou www.bpp.pr.gov.br.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

DE VOLTA AO BLOG (morte de STEVE JOBS)

Hoje 05/10, depois de um bom tempo sem escrever em meu blog, volto  justamente no dia em que está fazendo um ano da morte do maior ícone da tecnologia STEVE JOBS:





A morte de Steve Jobs completa um ano no dia 5 de outubro, o cofundador da empresa morreu aos 56 anos em sua casa, em Palo Alto (Califórnia), e a ausência do empresário fez com que o posto de ícone pop de tecnologia ficasse aberto. Nada mais natural que Tim Cook (foto), 51, atual diretor-executivo da Apple, esteja na lista de possíveis substitutos de Steve Jobs, uma vez que foi escolhido pelo próprio para ocupar o cargo mais importante na empresa americana. Discreto, o executivo é conhecido pela habilidade em negociar com fornecedores para atingir os cronogramas de lançamentos da Apple.
(fonte: UOL notícias e tecnologia 05/10/12)