sexta-feira, 7 de dezembro de 2012
ESTADOS UNIDOS NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Há exatos 70 anos, os Estados Unidos declaravam guerra ao Japão e entravam na Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Na manhã de 7 de dezembro de 1941, o Japão atacou o porto de Pearl Harbor, que fica na ilha de O’ahu, no arquipélago do Havaí, no oceano Pacífico. O porto abriga o quartel-general da frota americana na região.
As forças americanas, que haviam decifrado mensagens em código do Japão, sabiam que um ataque estava para ocorrer – mas a expectativa era de que o alvo seria as Filipinas. Os primeiros ataques de aviões – caças e bombardeiros japoneses – atingiram instalações militares e navios dos EUA, seguidos de disparos de torpedos. Nove navios americanos afundaram e 21 ficaram danificados.
O objetivo do Japão era neutralizar a frota americana e permitir que os navios japoneses continuassem a avançar para a Malásia e para as Índias holandesas – de modo a assegurar fontes de matérias-primas como petróleo e borracha.
Um dia após o ataque, o então presidente dos EUA, Franklin Roosevelt, fez um pronunciamento no Congresso pedindo uma declaração de guerra contra o Japão. No pronunciamento – um dos mais famosos da história americana –, Roosevelt disse: “Com confiança em nossas forças armadas, com a ilimitada determinação de nosso povo, vamos alcançar o inevitável triunfo, que Deus nos ajude. Peço que o Congresso declare que, em vista do ataque ardiloso e não provocado do Japão no domingo, 7 de dezembro, um estado de guerra passa a existir entre os Estados Unidos e o Japão.
Fonte: R7.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário