
Em
07 de maio de 1945, a Alemanha assina a sua rendição na Segunda Guerra Mundial. As tropas alemãs na Itália, na Holanda, na Dinamarca e no noroeste da Alemanha se rendem depois do anúncio do suicídio de Adolf Hitler. Era o fim do confronto mais violento da história da humanidade. Vale lembrar que a rendição alemã foi assinada oficialmente em 02 de setembro de 1945, mas o exército alemão já não representava risco algum às famílias europeias.
A Segunda Guerra Mundial trouxe à tona a importância de uma organização responsável pela paz no mundo e que garantisse a diplomacia em questões de interesse humano. O holocausto aos judeus foi um dos episódios mais tristes da humanidade. Esse desejo pela paz fez com que fosse criada, por exemplo, a Organização das Nações Unidas (ONU), em 1945.
CONTEXTO HISTÓRICO:
É importante lembrar que vários acontecimentos influenciaram o início da Segunda Guerra Mundial. O mundo como um todo havia passado por uma grande crise econômica com a crise de 1929. Internamente, a Alemanha estava reerguida e sua economia voltara a ser uma das potências mundiais, porém, parte dessa recuperação estava associada às ideologias nazistas e o poder nas mãos de Adolf Hitler, que preparava seus exércitos para dominarem o mundo. Aqui vale lembrar que o maior sonho de Hitler era acabar com a URSS, principalmente por conta da ideologia oposta ao nazismo: o socialismo.
DESENROLANDO A GUERRA:
Em 01 de setembro de
1939, Hitler ordenava às tropas alemãs a invasão a Polônia, com o intuito de reconquistar territórios alemães perdidos no final da Primeira Guerra Mundial. Este seria o primeiro passo dado por Adolf Hitler para o estabelecimento de um pensamento de superioridade germânica dentro da Europa, que causaria a revolta de 72 nações no mundo e a morte de mais de 50 milhões de pessoas até 1945. Foi neste dia que começou a guerra.
Fonte: Editora Moderna (Blog do PNLD)
Nenhum comentário:
Postar um comentário