sexta-feira, 14 de dezembro de 2012
FATOS HISTÓRICOS: 14 DE DEZEMBRO
Fatos históricos do dia 14 de dezembro
Pacto para a paz
Em 14 de dezembro de 1923, após onze meses de luta sangrenta no Rio Grande do Sul, é assinado o Pacto de Pedras Altas. Estabelecia que o governador empossado permaneceria no cargo até o final do mandato. Contemplava o acordo com uma anistia geral dos revoltosos, selando a pacificação do Estado.
1503 - Nasce o astrônomo francês Michel de Nostradamus.
1799 - Morre George Washington, primeiro presidente norte-americano.
1824 - A Inglaterra reconhece a independência das províncias unidas do Rio da Prata.
1877 - A Sérvia une-se à Rússia na guerra contra a Turquia.
1911 - O explorador norueguês Roald Amudsen torna-se o primeiro a chegar no Pólo Sul.
1918 - Na Grã-Bretanha, mulheres votam pela primeira vez numa eleição geral do país.
1918 - O presidente de Portugal Sidonio Paes é assassinado.
1923 - Borges de Medeiros e Assis Brasil assinam o acordo de Pedras Altas, que dá fim à guerra no Rio Grande do Sul.
1927 - A Grã-Bretanha reconhece a independência do Iraque.
1927 - China e URSS rompem relações diplomáticas.
1933 - Paraguai e Bolívia iniciam a Guerra do Chaco.
1939 - A União Soviética é expulsa da Liga das Nações por ter invadido a Finlândia para a instalação de bases militares.
1943 - Morre o psicólogo norte-americano John Harvey Kellogg, que impulsionou a venda de alimentos saudáveis, especialmente os compostos por cereais.
1954 - O divórcio é legalizado na Argentina.
1956 - O Brasil compra da Grã-Bretanha o porta-aviões Minas Gerais.
1962 - Um avião da Panair do Brasil cai a 45 quilômetros do aeroporto de Manaus, matando 50 ocupantes.
1962 - A sonda norte-americana Mariner II chega a 33 mil quilômetros de Vênus, após percorrer 300 milhões de quilômetros.
1972 - Astronautas da Apolo 17 iniciam o retorno à Terra, após três dias de experimentos na superfície da Lua.
1981 - Israel anexa as Colinas do Gola, território conquistado da Síria durante a Guerra dos Seis Dias, em junho de 1967.
1986 - Disputas étnicas deixam 50 mortos e 125 feridos no Paquistão.
1990 - Dez vietnamitas colocam fogo em seus corpos para protestar contra a política de imigração de Honk Kong.
1994 - O líder sérvio-bósnio Radovan Karadzic pede para o ex-presidente norte-americano Jimmy Carter, que ajude a idealizar um plano de paz para a Bósnia.
1995 - Em Paris, líderes da antiga Iugoslávia assinam um tratado de paz para a Bósnia.
1996 - Refugiados de Ruanda começam a retornar ao país, após dois anos e meio refugiados na Tanzânia.
1997 - O presidente iraniano Mohammed Khatami diz que o país está preparado para restabelecer laços com os Estados Unidos.
1997 - Sob pressão dos países ocidentais, Saddam Hussein promete colaborar com a ONU e abrir oito palácios do Iraque para a inspeção de armas químicas.
fonte: www.terra.com.br
segunda-feira, 10 de dezembro de 2012
FATOS HISTÓRICOS: 10 DE DEZEMBRO
1572 - Ocorre a divisão do Brasil em governos gerais: o do norte, com a capital em Salvador, e o do sul, com capital no Rio de Janeiro.
1825 - O Brasil declara guerra à Argentina, na chamada Guerra Cisplatina.
1845 - Robert Thompson, engenheiro inglês, patenteia o pneu.
1860 - Concedido pela primeira vez na história o direito ao voto às mulheres. O fato ocorreu em Wyoming, nos Estados Unidos.
1868 - O primeiro farol de trânsito, construído em Londres, começa a operar.
1896 - Morre Alfred Nobel, industrial sueco. Ele deixou sua fortuna para premiar pessoas que contribuíssem para o bem da humanidade.
1901 - O rei da Suécia entrega os primeiros prêmios Nobel.
1915 - O automóvel Ford número um milhão sai da linha de montagem.
1916 - Implantado no Brasil o serviço militar obrigatório.
1917 - Na Revolução Russa, são confiscados os bens de propriedade territorial para o Estado socialista.
1921 - Albert Einstein recebe o Prêmio Nobel de Física.
1948 - A Assembléia Geral das Nações Unidas proclama a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
1950 - O doutor Ralph Bunche é o primeiro negro norte-americano a receber um Prêmio Nobel.
1953 - Circula pela primeira vez a Revista Playboy.
1959 - A UDN lança Jânio Quadros como candidato à Presidência da República.
1961 - Ocorre o rompimento de relações entre a União Soviética e a Albânia.
1964 - Martin Luther King é a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz.
1981 - A lei do usucapião é sancionada. O trabalhador brasileiro que construir uma casa e plantar numa área de até 25 hectares, sem oposição por cinco anos, pode obter o título de propriedade do imóvel.
1983 - Raúl Alfonsin assume a presidência argentina.
1983 - A cidade peruana de Cuzco e o santuário inca de Machu Pichu são declarados bens culturais da humanidade pela Unesco.
1984 - O bispo Desmond Tutu, da África do Sul, recebe o Nobel da Paz pela proposta de uma sociedade democrática, justa e sem divisões raciais em seu país.
1986 - Um grupo de astrônomos norte-americanos descobre seis novas galáxias.
1994 - Os países da União Europeia decidem abrir o bloco, gradualmente, para as nações do Leste Europeu.
1996 - Na África do Sul, Nelson Mandela assina uma nova Constituição e põe fim ao regime racista do Apartheid.
1998 - O escritor português José Saramago recebe o Prêmio Nobel da Literatura. É a primeira vez que um autor de língua portuguesa recebe a premiação.
1998 - O juiz espanhol Baltasar Garzón processa o general Augusto Pinochet pelos delitos de genocídio, terrorismo e torturas no Chile, ratificando a prisão provisional incondicional do ditador.
1999 - Fernando de La Rúa assume a presidência argentina.
Fonte: www.terra.com.br
sexta-feira, 7 de dezembro de 2012
ESTADOS UNIDOS NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Há exatos 70 anos, os Estados Unidos declaravam guerra ao Japão e entravam na Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Na manhã de 7 de dezembro de 1941, o Japão atacou o porto de Pearl Harbor, que fica na ilha de O’ahu, no arquipélago do Havaí, no oceano Pacífico. O porto abriga o quartel-general da frota americana na região.
As forças americanas, que haviam decifrado mensagens em código do Japão, sabiam que um ataque estava para ocorrer – mas a expectativa era de que o alvo seria as Filipinas. Os primeiros ataques de aviões – caças e bombardeiros japoneses – atingiram instalações militares e navios dos EUA, seguidos de disparos de torpedos. Nove navios americanos afundaram e 21 ficaram danificados.
O objetivo do Japão era neutralizar a frota americana e permitir que os navios japoneses continuassem a avançar para a Malásia e para as Índias holandesas – de modo a assegurar fontes de matérias-primas como petróleo e borracha.
Um dia após o ataque, o então presidente dos EUA, Franklin Roosevelt, fez um pronunciamento no Congresso pedindo uma declaração de guerra contra o Japão. No pronunciamento – um dos mais famosos da história americana –, Roosevelt disse: “Com confiança em nossas forças armadas, com a ilimitada determinação de nosso povo, vamos alcançar o inevitável triunfo, que Deus nos ajude. Peço que o Congresso declare que, em vista do ataque ardiloso e não provocado do Japão no domingo, 7 de dezembro, um estado de guerra passa a existir entre os Estados Unidos e o Japão.
Fonte: R7.com
quinta-feira, 6 de dezembro de 2012
NASCIMENTO DE WALT DISNEY (05/12)
Em 05 de dezembro aniversaria Walter Elias Disney, no mundo do cinema conhecido como Walt Disney.Este lendário personagem de Hollywood, co-fundador da "The Walt Disney Company", foi um célebre produtor cinematográfico, cineasta, diretor, roteirista, dublador, animador, empreendedor e filantropo. Walt Disney se transformou numa lenda universal de referência no imaginário infantil dessa época e das gerações seguintes.
Walt Disney nasceu em Chicago, no dia 5 de Dezembro de 1901. Era um dos 5 filhos de Elias Disney e Flora Call Disney (4 rapazes e uma moça).
Depois do nascimento de Walt, a família Disney mudou-se para Marceline, no Missouri, onde Walt viveu a maior parte da sua infância.
Walt demonstrou, desde muito novo, interesse pela arte. Para fazer dinheiro extra vendia, com frequência, desenhos aos seus vizinhos.
Estudou arte e fotografia, tendo ingressado na High School de McKinley, em Chicago.
Em 1918, durante a Primeira Grande Guerra, Disney tentou alistar-se no serviço militar mas foi rejeitado devido a ter, na época, apenas 16 anos de idade. Walt ofereceu, então, os seus préstimos à Cruz Vermelha, tendo sido enviado para França, onde permaneceu um ano guiando uma ambulância a qual, em vez de ostentar uma camuflagem normal, estava coberta por desenhos seus.
Após o seu regresso de França, iniciou, com uma pequena companhia chamada Laugh-O-Grams, a sua carreira em arte comercial. Devido ao pouco sucesso que obteve com esta empresa, resolveu rumar a Hollywood e aí começar de novo.
Em 1928, surge a sua primeira personagem, o rato Mickey, à qual se seguem, nos anos seguintes, inúmeras outras: Donald, Pateta, Pluto, tio Patinhas, Minnie...
Em 1937, realiza a sua primeira longa metragem de animação: Branca de Neve e os 7 Anões.. Seguiram-se inúmeras outras produções, umas com imagens animadas, outras com imagens reais, outras, ainda, fundindo os dois géneros como Mary Poppins (1964).
Para além de estúdios cinematográficos, o vasto império criado por Walt Dysney inclui diversos parques temáticos (Disneylândia, Eurodisney...), inúmeros canais de televisão e elevados rendimentos originados na venda directa de filmes e livros e nos direitos de utilização por outras entidades das imagens dos personagens.
Walt Disney se transformou numa lenda, tendo criado, com a ajuda da sua equipe, todo um universo de referências no imaginário infantil de sucessivas gerações. As suas histórias facilmente compreensíveis, refletem os valores médios da tradição americana.
Walt Disney faleceu no dia 15 de Dezembro de 1966, aos 65 anos, em Los Angeles, na Califórnia, vítima de câncer.
Fonte: wikipédia.com.br
OSCAR NIEMEYER: 1907 - 2012 (grande perda para o Brasil)
Se a reta é o caminho
mais curto entre dois pontos, a curva é o que faz o concreto buscar
o infinito.
Oscar Niemeyer nasceu na cidade do
Rio de Janeiro em 1907, mesmo ano em que a cidade recebeu o sistema
de luz elétrica. Em 1928, ele se casa com Annita Baldo, filha de
imigrantes italianos, com quem ficou casado por 76 anos, até o
falecimento dela em 2004. A filha do casal, a designer e marchand
Anna Maria Niemeyer, faleceu em junho deste ano, aos 82 anos. Desde
2006, quando tinha 98 anos, o arquiteto é casado com a sua
secretária Vera Lúcia Cabreira.
Um ano depois de se casar pela
primeira vez (1929), Niemeyer passa a integrar a Escola Nacional de
Belas Artes do Rio de Janeiro, que, dois anos mais tarde, começou a
ser dirigida pelo arquiteto Lúcio Costa. Em 1932, ele passa a atuar
profissionalmente no escritório de Costa. Os dois participariam
juntos, nos anos 1950, do planejamento da nova capital federal,
Brasília, a convite do então presidente da República Juscelino
Kubitschek.
Dentre as obras mais célebres
assinadas pelo arquiteto carioca estão a sede do Ministério da
Educação e Saúde, o antigo MES (1936), quando a capital federal
ainda era o Rio de Janeiro, a Igreja da Pampulha (Belo Horizonte –
1940), a sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova
Iorque (1947), o Edifício Copan (São Paulo – 1951), o Palácio do
Planalto (Brasília – 1958), a sede do Partido Comunista Francês
(Paris – 1964), o Sambódromo da Marquês de Sapucaí (Rio de
Janeiro – 1984) e o Museu de Arte Contemporânea (Niterói – RJ –
1996).
Em 1945, filiou-se ao Partido
Comunista Brasileiro (PCB) e sempre deixou claro seu alinhamento com
o pensamento de Karl Marx. No ano de 1956, idealiza o cenário da
peça teatral Orfeu da Conceição, de autoria de Vinícius de
Moraes.
Durante a Ditadura Militar, morou em
Paris, onde chegou a montar um escritório em 1972. Ao longo de sua
vida, recebeu diversas condecorações em reconhecimento pelo seu
trabalho, como o Prêmio Imperial da Associação de Arte do Japão
(2004).
Carioca
Nascido no bairro de Laranjeiras, no
Rio, Oscar Niemeyer se formou em arquitetura e engenharia na Escola
Nacional de Belas Artes em 1934. Em seguida, trabalhou no escritório
dos arquitetos Lúcio Costa e Carlos Leão, onde integrou a equipe do
projeto do Ministério da Educação e Saúde.
Por indicação de Juscelino
Kubitschek (1902-1976), então prefeito de Belo Horizonte, Niemeyer
projetou, no início dos anos 1940, o Conjunto da Pampulha, que se
tornaria uma de suas obras brasileiras mais conhecidas.
Em 1945, o arquiteto ingressou no
Partido Comunista Brasileiro (PCB), entrando em contato com Luiz
Carlos Prestes e outros políticos. Ao longo das décadas, travou
amizades com diversos líderes socialistas ao redor do planeta,
viajando constantemente à União Soviética --conjunto de países
comunistas liderado pela Rússia-- e a Cuba.
Em 1947, Niemeyer fez parte da
comissão de arquitetos que definiria o projeto da sede da
Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova
York. A proposta elaborada por Niemeyer com o franco-suíço Le
Corbusier serviu de base para a construção do prédio, inaugurado
em 1952.
Durante os anos 50, projetou obras como o edifício Copan e o parque Ibirapuera, ambos em São Paulo, além de comandar o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Novacap, responsável pela construção de Brasília.
Durante os anos 50, projetou obras como o edifício Copan e o parque Ibirapuera, ambos em São Paulo, além de comandar o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Novacap, responsável pela construção de Brasília.
Ao lado de Lúcio Costa, ajudou a
dar forma à nova capital, concebendo edifícios como o Palácio da
Alvorada e o Congresso Nacional. Inaugurada em abril de 1960,
Brasília transformou a paisagem natural do Brasil central em um dos
marcos da arquitetura moderna.
Impedido de trabalhar no Brasil pela
ditadura militar, Niemeyer se mudou em 1966 para Paris, onde abriu um
escritório de arquitetura. Projetou a sede do Partido Comunista
Francês, fez o Centro Cultural Le Havre, atualmente Le Volcan,
realizou obras na Argélia, na Itália e em Portugal.
Após a anistia, retornou ao Brasil,
no início dos anos 1980. No Rio, projetou os CIEPs (Centros
Integrados de Educação Pública, apelidados de "brizolões")
e o Sambódromo, durante o primeiro governo de Leonel Brizola no
Estado (1983-1987).
Em 1988, Niemeyer se tornou o primeiro brasileiro vencedor do prêmio Pritzker --o Oscar da arquitetura. Depois dele, Paulo Mendes da Rocha recebeu a honraria, em 2006. Ainda em 1988, Niemeyer elaborou o projeto do Memorial da América Latina, em São Paulo.
Em 1988, Niemeyer se tornou o primeiro brasileiro vencedor do prêmio Pritzker --o Oscar da arquitetura. Depois dele, Paulo Mendes da Rocha recebeu a honraria, em 2006. Ainda em 1988, Niemeyer elaborou o projeto do Memorial da América Latina, em São Paulo.
Nos anos 1990 e 2000, a produção
de Niemeyer continuou em alta, com a inauguração do Museu de Arte
Contemporânea de Niterói (RJ), o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba,
e o Auditório Ibirapuera, dentro do parque, em São Paulo.
Em 2003, exibiu sua versão de um
pavilhão de exposições na tradicional galeria londrina Serpentine
--que todo ano constrói um anexo temporário.
Em 2007, projetou o Centro Cultural de Avilés, sua primeira obra na Espanha, construída durante três anos ao custo de R$ 100 milhões. Inaugurado em março de 2011, o Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer foi fechado após nove meses, em meio ao agravamento da crise econômica, desentendimentos entre o governo local e a administração do complexo no dia do aniversário de 104 anos de Niemeyer. Em meados de 2012, no entanto, o centro foi reaberto.
Em 2007, projetou o Centro Cultural de Avilés, sua primeira obra na Espanha, construída durante três anos ao custo de R$ 100 milhões. Inaugurado em março de 2011, o Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer foi fechado após nove meses, em meio ao agravamento da crise econômica, desentendimentos entre o governo local e a administração do complexo no dia do aniversário de 104 anos de Niemeyer. Em meados de 2012, no entanto, o centro foi reaberto.
Mais de 60 anos após a realização
do Conjunto da Pampulha, o arquiteto voltou a assinar um projeto de
grande porte em Minas Gerais em 2010, com a inauguração da Cidade
Administrativa do Governo do Estado, na Grande Belo
Horizonte.
Atualmente, em Santos, está em execução o projeto de Niemeyer para o museu Pelé. A previsão é que a obra seja concluída em dezembro de 2012.
Atualmente, em Santos, está em execução o projeto de Niemeyer para o museu Pelé. A previsão é que a obra seja concluída em dezembro de 2012.
Fonte:
(Gazeta do Povo 06/12/12)
sexta-feira, 30 de novembro de 2012
FATOS HISTÓRICOS DE 30 DE NOVEMBRO
1645 - Um terremoto
destrói a catedral de Manila, nas Filipinas.
1667 - Nasce o escritor Jonathan Swift, autor de "As viagens de Gulliver".
1782 - Os Estados Unidos e a Grã-Bretanha assinam o Tratado de Paris, pondo um fim a Guerra Revolucionária norte-americana.
1807 - O exército francês, sob o comando do General Junot, ocupa Lisboa e assume a presidência do conselho de Governo.
1838 - Após a ocupação francesa de Vera Cruz, o México declara guerra à França. O conflito é conhecido como a Guerra dos Pastéis.
1874 - Nasce Winston Churchill, primeiro ministro inglês.
1878 - Morre o genereal Francisco Linhares Alcântara, presidente de Venezuela.
1900 - O escritor Oscar Wilde, autor de O retrato de Dorian Gray, morre aos 46 anos. Vítima de intolerância, ele teve sua vida pessoal constantemente atacada.
1913 - Charles Chaplin inicia a sua carreira de ator cinematográfico com o filme Making a Living, de Mark Sennett. Chaplin foi um ícone do século XX e o cinema jamais seria o mesmo.
1919 - Pela primeira vez na França, as mulheres votam em eleições legislativas.
1920 - A Prússia torna-se um Estado livre, parlamentar e democrático. O presidente do Conselho é o social-democrata Otto Braun.
1922 - Manifestação do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães reúne 50 mil pessoas em Berlim.
1930 - Inauguração de vôos comerciais entre Brasil e Estados Unidos pela Pan American Airlines.
1931 - Estréia no Rio de Janeiro o filme Coisas Nossas, primeiro musical longa-metragem brasileiro.
1935 - Morre o poeta português Fernando Pessoa.
1935 - Na Alemanha de Hitler, é concedido o direito de divórcio no caso de um dos cônjuges não acreditar nos ideais nazistas.
1938 - Emil Hacha é eleito presidente da Checoslováquia.
1947 - Um dia após as Nações Unidas declararem a formação do estado de Israel, o estado judeu é atacado por seus países vizinhos.
1949 - Fortes temporais causam a morte de quatro mil pessoas na Guatemala.
1950 - Harry Truman, presidente dos Estados Unidos, anuncia que seu país pode utilizar a bomba atômica no conflito da Coréia.
1958 - Após 93 anos no poder, o Partido Colorado perde as eleições legislativas no Uruguai, vencidas pelo Partido Branco.
1961 - A União Soviética veta o direito do Kuwait de se tornar membro das Nações Unidas.
1964 - A URSS lança a nave espacial Sonda II.
1964 - O Presidente Castelo Branco promulga o Estatuto da Terra, uma lei que regula direitos e obrigações relacionadas aos bens imóveis rurais.
1966 - Barbados, um estado insular independente localizado dentro das Pequenas Antilhas, torna-se independente da Inglaterra.
1967 - A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil condena a prisão de clérigos.
1967 - O Iêmen torna-se independente da Grã-Bretanha.
1981 - Os Estados Unidos e a União Soviética começam a negociar em Genebra um acordo para reduzir o número de armas nucleares na Europa.
1986 - No Brasil, um terremoto de 5.1 graus na Escala Richter atinge o município de João Câmara, no Rio Grande do Norte.
1988 - Um ciclone atinge Bangladesh, ao leste da Índia, e deixa cerca de dois mil mortos. Dois terços do território ficaram submersos.
1994 - O transatlântico italiano Achille Lauro incendeia-se em alto-mar, provocando a morte de duas pessoas. Em seu histórico, o navio já tinha acidentes e até seqüestro.
1995 - Bill Clinton torna-se o primeiro presidente dos Estados Unidos a visitar a Irlanda do Norte.
1997 - Israel anuncia a retirada parcial da Cisjordânia, após 30 anos de ocupação.
1667 - Nasce o escritor Jonathan Swift, autor de "As viagens de Gulliver".
1782 - Os Estados Unidos e a Grã-Bretanha assinam o Tratado de Paris, pondo um fim a Guerra Revolucionária norte-americana.
1807 - O exército francês, sob o comando do General Junot, ocupa Lisboa e assume a presidência do conselho de Governo.
1838 - Após a ocupação francesa de Vera Cruz, o México declara guerra à França. O conflito é conhecido como a Guerra dos Pastéis.
1874 - Nasce Winston Churchill, primeiro ministro inglês.
1878 - Morre o genereal Francisco Linhares Alcântara, presidente de Venezuela.
1900 - O escritor Oscar Wilde, autor de O retrato de Dorian Gray, morre aos 46 anos. Vítima de intolerância, ele teve sua vida pessoal constantemente atacada.
1913 - Charles Chaplin inicia a sua carreira de ator cinematográfico com o filme Making a Living, de Mark Sennett. Chaplin foi um ícone do século XX e o cinema jamais seria o mesmo.
1919 - Pela primeira vez na França, as mulheres votam em eleições legislativas.
1920 - A Prússia torna-se um Estado livre, parlamentar e democrático. O presidente do Conselho é o social-democrata Otto Braun.
1922 - Manifestação do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães reúne 50 mil pessoas em Berlim.
1930 - Inauguração de vôos comerciais entre Brasil e Estados Unidos pela Pan American Airlines.
1931 - Estréia no Rio de Janeiro o filme Coisas Nossas, primeiro musical longa-metragem brasileiro.
1935 - Morre o poeta português Fernando Pessoa.
1935 - Na Alemanha de Hitler, é concedido o direito de divórcio no caso de um dos cônjuges não acreditar nos ideais nazistas.
1938 - Emil Hacha é eleito presidente da Checoslováquia.
1947 - Um dia após as Nações Unidas declararem a formação do estado de Israel, o estado judeu é atacado por seus países vizinhos.
1949 - Fortes temporais causam a morte de quatro mil pessoas na Guatemala.
1950 - Harry Truman, presidente dos Estados Unidos, anuncia que seu país pode utilizar a bomba atômica no conflito da Coréia.
1958 - Após 93 anos no poder, o Partido Colorado perde as eleições legislativas no Uruguai, vencidas pelo Partido Branco.
1961 - A União Soviética veta o direito do Kuwait de se tornar membro das Nações Unidas.
1964 - A URSS lança a nave espacial Sonda II.
1964 - O Presidente Castelo Branco promulga o Estatuto da Terra, uma lei que regula direitos e obrigações relacionadas aos bens imóveis rurais.
1966 - Barbados, um estado insular independente localizado dentro das Pequenas Antilhas, torna-se independente da Inglaterra.
1967 - A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil condena a prisão de clérigos.
1967 - O Iêmen torna-se independente da Grã-Bretanha.
1981 - Os Estados Unidos e a União Soviética começam a negociar em Genebra um acordo para reduzir o número de armas nucleares na Europa.
1986 - No Brasil, um terremoto de 5.1 graus na Escala Richter atinge o município de João Câmara, no Rio Grande do Norte.
1988 - Um ciclone atinge Bangladesh, ao leste da Índia, e deixa cerca de dois mil mortos. Dois terços do território ficaram submersos.
1994 - O transatlântico italiano Achille Lauro incendeia-se em alto-mar, provocando a morte de duas pessoas. Em seu histórico, o navio já tinha acidentes e até seqüestro.
1995 - Bill Clinton torna-se o primeiro presidente dos Estados Unidos a visitar a Irlanda do Norte.
1997 - Israel anuncia a retirada parcial da Cisjordânia, após 30 anos de ocupação.
Fonte: (www.terra.com.br)
quinta-feira, 29 de novembro de 2012
DALTON TREVISAN GANHA PRÊMIO PORTUGAL TELECOM
Dalton Trevisan foi o
vencedor da 24ª edição do Premio Camões de 2012, foi
eleito por unanimidade pelo júri, pela importância no gênero do
conto ( O anão e a Ninfeta 2011). O Prêmio Camões é uma das
maiores honrarias para autores da língua portuguesa. É uma parceria
entre os governos do Brasil e de Portugal, e a cada ano acontece em
um dos dois países.
Publicou também "Morte na
Praça" (1964), "Cemitério de Elefantes" (1964), "A
guerra Conjugal" (1969), "Crimes da Paixão" (1978),
"Ah, É" (1994), "O Maníaco do Olho Verde"
(2008), "Violetas e Pavões" (2009), "Desgracida"
(2010), entre outras.
Dalton Trevisan (1925) nasceu em
Curitiba, Paraná, no dia 14 de junho. Formou-se em Direito pela
Faculdade de Direito do Paraná. Exerceu a advocacia durante sete
anos. Liderou em Curitiba o grupo literário que publicava a revista
Joaquim, tornando-se porta voz de vários escritores. Publicou na
Revista seus primeiros livros de ficção "Sonata ao Luar"
(1945) e "Sete Anos de Pastor" (1946).
Ao longo de muitos anos produziu
textos sem publicá-los. A partir de 1954, publicava seus contos em
forma de folhetos, à moda da literatura de cordel, onde registrava o
cotidiano notadamente situado na metrópole curitibana. Publicou
"Guia Histórico de Curitiba" e "Crônicas da
Província de Curitiba".
Sua carreira teve início depois de
merecer destaque no I Concurso Nacional de Contos do Paraná. Ganhou
repercussão nacional a partir de 1959, com a publicação de
"Novelas Nada Exemplares", que reunia quase duas décadas
de produção literária. Recebeu pela obra, o Premio Jabuti de
Câmara Brasileira do Livro.
Dedicado exclusivamente ao conto, só
teve um romance publicado "A Polaquinha" (1985). Em 1996
recebeu o Premio Ministério da Cultura de Literatura, pelo conjunto
de sua obra. Em 2003 dividiu com Bernardo de Carvalho o Iº Premio
Portugal Telecom de Literatura Brasileira, com o livro "Pico na
Veia".
Fontes:
(Paranaonline de 27/11/12 / www.e-biografias.com.br)
terça-feira, 27 de novembro de 2012
27 de Novembro: DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER
O
Dia Nacional de Combate ao Câncer foi criado através da
portaria do Ministério da Saúde GM nº. 707, de 7 de dezembro de
1988, com a finalidade de evocar o importante significado histórico
das entidades de combate ao câncer, de consagração aos inumeráveis
e valiosos serviços prestados ao país e proporcionar importante
mobilização popular quanto aos aspectos educativos e sociais na
luta contra o câncer. Ele é comemorado todos os anos, no dia 27
de novembro, com um tema diferente.
DÚVIDAS
MAIS FREQÜENTES
O
que é câncer?
Câncer é definido como um grupo de doenças que se caracterizam pela perda do controle da divisão celular e pela capacidade de invadir outras estruturas orgânicas.
Câncer é definido como um grupo de doenças que se caracterizam pela perda do controle da divisão celular e pela capacidade de invadir outras estruturas orgânicas.
O
que causa o câncer?
O câncer pode ser causado por fatores externos (substâncias químicas, irradiação e vírus) e internos (hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Os fatores causais podem agir em conjunto ou em sequência para iniciar ou promover o processo de carcinogênese. Em geral, dez ou mais anos se passam entre exposições ou mutações e a detecção do câncer.
O câncer pode ser causado por fatores externos (substâncias químicas, irradiação e vírus) e internos (hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Os fatores causais podem agir em conjunto ou em sequência para iniciar ou promover o processo de carcinogênese. Em geral, dez ou mais anos se passam entre exposições ou mutações e a detecção do câncer.
O
câncer tem cura?
Desde o início do século até o momento, a postura da sociedade em geral é de acreditar que o câncer é sempre sinônimo de morte, e que seu tratamento raras vezes leva à cura. Atualmente, muitos tipos de câncer são curados, desde que tratados em estágios iniciais, demonstrando a importância do diagnóstico precoce. Mais da metade dos casos de câncer já tem cura.
Desde o início do século até o momento, a postura da sociedade em geral é de acreditar que o câncer é sempre sinônimo de morte, e que seu tratamento raras vezes leva à cura. Atualmente, muitos tipos de câncer são curados, desde que tratados em estágios iniciais, demonstrando a importância do diagnóstico precoce. Mais da metade dos casos de câncer já tem cura.
O
câncer pode ser prevenido?
Os cânceres causados pelo tabagismo e pelo uso de bebida alcoólica podem ser prevenidos em sua totalidade. A Sociedade Americana de Cancerologia estimou para 1998 cerca de 175.000 mortes por câncer causadas pelo uso do tabaco e um adicional de 19.000 mortes relacionadas ao uso excessivo de álcool, frequentemente em associação com o uso do tabaco. Muitos cânceres que estão relacionados à dieta também podem ser prevenidos. Evidências científicas sugerem que aproximadamente um terço das mortes por câncer estão relacionadas a neoplasias malignas causadas por fatores dietéticos. Além disso, muitos cânceres de pele podem ser prevenidos pela proteção contra os raios solares. Exames específicos, conduzidos regularmente por profissionais da saúde podem detectar o câncer de mama, cólon, reto, colo de útero, próstata, testículo, língua, boca e pele em estádios iniciais, quando o tratamento é mais facilmente bem sucedido. Auto exames de mama e pele podem também resultar no diagnóstico precoce de tumores nessas localizações.
Os cânceres causados pelo tabagismo e pelo uso de bebida alcoólica podem ser prevenidos em sua totalidade. A Sociedade Americana de Cancerologia estimou para 1998 cerca de 175.000 mortes por câncer causadas pelo uso do tabaco e um adicional de 19.000 mortes relacionadas ao uso excessivo de álcool, frequentemente em associação com o uso do tabaco. Muitos cânceres que estão relacionados à dieta também podem ser prevenidos. Evidências científicas sugerem que aproximadamente um terço das mortes por câncer estão relacionadas a neoplasias malignas causadas por fatores dietéticos. Além disso, muitos cânceres de pele podem ser prevenidos pela proteção contra os raios solares. Exames específicos, conduzidos regularmente por profissionais da saúde podem detectar o câncer de mama, cólon, reto, colo de útero, próstata, testículo, língua, boca e pele em estádios iniciais, quando o tratamento é mais facilmente bem sucedido. Auto exames de mama e pele podem também resultar no diagnóstico precoce de tumores nessas localizações.
Fonte:
(www.velhosamigos.com.br)
segunda-feira, 26 de novembro de 2012
25 de Novembro: DIA INTERNACIONAL DA NÃO-VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
No dia 25 de novembro foi lançada a
CAMPANHA MUNDIAL DE COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES
e se estenderá até o dia 10 de dezembro, "Dia
Internacional dos Direitos Humanos".
A data de 25 de novembro de 1960
ficou conhecida mundialmente por conta do maior ato de violência
cometida contra mulheres. As irmãs Dominicanas Pátria, Minerva, e
Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas”, que lutavam por
soluções para problemas sociais de seu país foram perseguidas,
diversas vezes presas até serem brutalmente assassinadas.
A partir daí, 25 de novembro passa a ser uma data de grande importância, principalmente para aquelas que sofrem ou já sofreram violência.
A partir daí, 25 de novembro passa a ser uma data de grande importância, principalmente para aquelas que sofrem ou já sofreram violência.
Violência ocorre nos espaços
públicos e privados e não é só agressão física é também
psicológica e moral. Agressões verbais reduzem a autoestima e
fazem as mulheres se sentirem desprezíveis. Causam danos à
saúde: geram estresse e enfermidades crônicas. A violência
interfere na vida, no exercício da cidadania das mulheres e no
desenvolvimento da sociedade em sua diversidade.
25 de novembro como o “Dia da Não
Violência Contra a Mulher”, foi decidido por organizações de
mulheres de todo o mundo reunidas em Bogotá, na Colômbia, em 1981
em homenagem às irmãs, que responderam com sua dignidade à
violência, não somente contra a mulher, mas contra todo um povo. A
partir daí, esta data passou a ser conhecida como o “Dia Latino
Americano da Não Violência Contra a Mulher”.
Em 1999, a Assembléia Geral da ONU
proclama essa data como o ”Dia Internacional para a
Eliminação da Violência Contra a Mulher” a fim de
estimular que governos e sociedade civil organizada nacionais e
internacionais realizem eventos anuais como necessidade de extinguir
com a violência que destrói a vida de mulheres considerado um dos
grandes desafios na área dos direitos humanos.
A violência contra a mulher passa a
ser um problema mundial que não distingue cor, classe social nem
raça: é maléfica, absurda e injustificável!! Essa Campanha tem
como objetivos revelar a dimensão do feminicídio e denunciar o
aumento do número de casos de mortes de mulheres por razões de
gênero. Chamar a atenção sobre índices e ausência de registros
confiáveis; estimular a informação sobre o feminicídio e atuar
contra a impunidade.
A violência contra as mulheres é uma questão social e de saúde pública, pois:
-Revela formas cruéis e perversas de discriminação de gênero;
-Desrespeita a cidadania e os direitos humanos;
-Destrói sonhos e viola a dignidade.
Tem se mostrado como expressão mais clara da desigualdade social, racial e de poder entre homens e mulheres, tornando visível a opressão social, em que se materializa nas marcas físicas e psicológicas ao segmento que perfaz mais da metade da população brasileira.
Dia 25 de novembro será um dia importante para manifestar, lembrar, protestar e mobilizar a sociedade e o estado contra a violência à mulher.
A violência contra as mulheres é uma questão social e de saúde pública, pois:
-Revela formas cruéis e perversas de discriminação de gênero;
-Desrespeita a cidadania e os direitos humanos;
-Destrói sonhos e viola a dignidade.
Tem se mostrado como expressão mais clara da desigualdade social, racial e de poder entre homens e mulheres, tornando visível a opressão social, em que se materializa nas marcas físicas e psicológicas ao segmento que perfaz mais da metade da população brasileira.
Dia 25 de novembro será um dia importante para manifestar, lembrar, protestar e mobilizar a sociedade e o estado contra a violência à mulher.
Fonte: www.caefe.com.br
A logomarca, de autoria de Bruno
Graell, "mostra a atitude decidida de uma coletividade porque
está representada por homens e mulheres". Foto: Reprodução
segunda-feira, 19 de novembro de 2012
19 de Novembro: DIA DA BANDEIRA NACIONAL
O 19 de novembro foi
instituído Dia da Bandeira em 1889, logo depois da Proclamação da
República
Hasteada nos mais
distintos locais, a Bandeira Nacional, um dos principais símbolos do
Brasil, reúne uma série de detalhes obrigatórios que devem ser
obedecidos, de acordo a com a legislação. O tamanho, a precisão
nas cores, a disposição das estrelas e da faixa central devem ser
seguidos à risca, assim como a forma como ela é homenageada e
guardada. O 19 de novembro foi instituído Dia da Bandeira em 1889,
logo depois da Proclamação da República.
Do sonho dos positivistas nasceu a
Bandeira Nacional
A Bandeira Nacional, como é
conhecida hoje, foi criada a partir de um grupo de positivistas
(corrente filosófica que defende o conhecimento baseado apenas nos
princípios científicos), depois de ter sido antecedida por outras.
As estrelas representadas na bandeira são cuidadosamente descritas e
correspondem à constelação. Ordem e Progresso, um dos princípios
do positivismo, virou o lema.
A posição das estrelas no
círculo azul da Bandeira do Brasil representa as constelações e
reproduz o aspecto do céu, na cidade do Rio de Janeiro, às 8h30 do
dia 15 de novembro de 1889 - Dia da Proclamação da República. As
27 estrelas correspondem aos estados e um ponto mais abaixo ao
Distrito Federal.
O azul da Bandeira Nacional
representa o céu do Brasil, a faixa branca simboliza a idealização
da linha zodiacal e a paz, enquanto o verde são as matas e o amarelo
o ouro e as riquezas. O lema Ordem e Progresso deve ser escrito em
verde.
Fonte:
(Gazeta do Povo - 19/11/11)
15 de novembro: PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
No dia
15 de novembro comemoramos a Proclamação da República de nosso
país. Esse fato é uma data importante, pois ,
governado por um monarca.Essa liberdade foi conquistada depois que
D. Pedro I, em 07 de setembro de 1822, proclamou a independência do
Brasil.
queriam
que a forma de governo aqui estabelecida passasse de monarquia para
república.
Um governo republicano é aquele em
que o povo escolhe o seu governante, o
presidente, através do voto livre, secreto, de
tempos em tempos, variando de acordo com cada país.
Além disso, os
fazendeiros estavam insatisfeitos com a libertação dos escravos,
pois perderam muito dinheiro já que os mesmos eram vendidos por
cabeça, além de serem a mão de obra mais barata da época.
A
igreja (católica) também estava insatisfeita com o imperador, que
tinha o poder de nomear os bispos. Ocorre que alguns
destes foram punidos e presos, motivo pelo qual a igreja se afastou
do governo, passando a discordar das tomadas de decisões do mesmo.
Os
cafeicultores assim como a classe média também não apoiavam o
imperador, buscavam ter maior participação na política e queriam
tomar decisões que tivessem mais ligadas aos seus interesses
Fonte: (Escola Kids)
segunda-feira, 5 de novembro de 2012
em tempo: Origem do DIA DE FINADOS
A
prática de dedicar um dia à comemoração de todos os falecidos
aparece pela primeira vez com o bispo Isidoro de Sevilha, que ordenou
a seus monges oferecessem o sacrifício da Missa pelas almas dos
defuntos no dia seguinte ao Domingo de Pentecostes.
O
verdadeiro ano do nascimento do Dia de Finados, conforme Padre
Dorival Barreto, é o de 998, quando o Abade São Odilão de “Cluny”
(994-1048) decretou que em todos os mosteiros sob sua jurisdição se
fizesse a comemoração festiva de todos os fiéis defuntos no dia 2
de novembro. Na oportunidade, sempre segundo o pároco da Catedral, o
Abade acrescentou que "se algum outro quiser seguir o exemplo de
nossa piedosa invenção, participe de todos os bons votos e
pedidos".
No
Missal de Paulo VI (1970), a liturgia da Missa dos defuntos foi
enriquecida de modo especial com novos "Prefácios de defuntos",
além do antigo. Por esses prefácios se percebe que a nova Liturgia
cuida de expressar o sentido da morte cristã (Sacrosanctum Concilium
81), e proclama o mistério pascal de Cristo, em vez de se
entristecer, "como os outros que não têm esperança" (1Ts
4, 13), comenta Padre Dorival.
Todas
as leituras, bem como os cânticos das três missas da comemoração
dos defuntos são marcados pela fé no mistério pascal e pela
súplica no sentido de que seja concedida aos mortos a graça de
participar para sempre neste mistério. Com esta celebração, “a
Igreja recorda as pessoas que marcaram nossa vida e a vida da
comunidade, dedicando este dia àqueles que morreram no sinal da fé
e foram destinados à eterna comunhão com Deus”. Por isso,
conclui, “somos chamados a rezar pelos nossos entes queridos na
certeza de que eles gozam da glória eterna dada pelo Pai celeste”.
Fonte: Site de serviço
Dom Helder Câmara
segunda-feira, 29 de outubro de 2012
29 de Outubro: DIA NACIONAL DO LIVRO
O dia 29 de outubro foi
escolhido como Dia Nacional do Livro em homenagem à fundação da
Biblioteca Nacional, que ocorreu em 1810. Só a partir de 1808,
quando D. João VI fundou a Imprensa Régia, o movimento editorial
começou no Brasil. O primeiro livro publicado aqui foi "Marília
de Dirceu", de Tomás Antônio Gonzaga, mas nessa época, a
imprensa sofria a censura do Imperador. Só na década de 1930 houve
um crescimento editorial, após a fundação da Companhia Editora
Nacional pelo escritor Monteiro Lobato, em outubro de 1925.
A Origem do Livro
Os textos impressos mais antigos
foram orações budistas feitas no Japão por volta do ano 770. Mas
desde o século II, a China já sabia fabricar papel, tinta e
imprimir usando mármore entalhado. Foi então,na China, que apareceu
o primeiro livro, no ano de 868.
Na Idade Média, livros feitos à mão eram produzidos por monges que usavam tinta e bico de pena para copiar os textos religiosos em latim. Um pequeno livro levava meses para ficar pronto, e os monges trabalhavam em um local chamado "Scriptorium".
Na Idade Média, livros feitos à mão eram produzidos por monges que usavam tinta e bico de pena para copiar os textos religiosos em latim. Um pequeno livro levava meses para ficar pronto, e os monges trabalhavam em um local chamado "Scriptorium".
A Importância do Livro
O livro é um meio de comunicação importante no processo de transformação do indivíduo. Ao ler um livro, evoluímos e desenvolvemos a nossa capacidade crítica e criativa. É importante para as crianças ter o hábito da leitura porque com ela, se aprimora a linguagem e a comunicação com o mundo. O livro atrai a criança pela curiosidade, pelo formato, pelo manuseio e pela emoção das histórias. Comparado a outros meios de comunicação, com o livro é possível escolher entre uma história do passado, do presente ou da fantasia. Além disso, podemos ler o que quisermos, quando, onde e no ritmo que escolhermos.
O livro é um meio de comunicação importante no processo de transformação do indivíduo. Ao ler um livro, evoluímos e desenvolvemos a nossa capacidade crítica e criativa. É importante para as crianças ter o hábito da leitura porque com ela, se aprimora a linguagem e a comunicação com o mundo. O livro atrai a criança pela curiosidade, pelo formato, pelo manuseio e pela emoção das histórias. Comparado a outros meios de comunicação, com o livro é possível escolher entre uma história do passado, do presente ou da fantasia. Além disso, podemos ler o que quisermos, quando, onde e no ritmo que escolhermos.
Fonte:
www.criancafazarte.com.br/datas
quarta-feira, 24 de outubro de 2012
CURIOSIDADES: MÊS DE OUTUBRO
Outubro é
comumente lembrado como o mês da revolução bolchevique na Rússia.
Este e seus desdobramentos sanguinários, foi de fato um dos
acontecimentos da história recente que ficará marcado para a
posteridade.
Contudo, o mês de outubro é
marcado com muitos fatos e curiosidades que ficarão na memória da
humanidade. Uns de maior relevância, foi em um mês de outubro do
longínguo 1492, por exemplo, que Cristovão Colombo aportou pela
primeira vez nas Ilhas de San Salvador, exatamente no dia 12, e
outros, que a princípio dizem respeito apenas a um ou outro povo: em
outubro, Pelé despedia-se do futebol, fazendo sua última partida
contra pelo Cosmos, de Nova York, contra o Santos, vencida por 2 a 1.
Foi um mês de eleições históricas
para o povo brasileiro: Getúlio Vargas, Juscelino Kubitscheck, FHC…
e também o mês do nascimento de pessoas ilustre, como Gandhi, Jonn
Lennon, Nietzsche, Oscar Wilde, etc. O mês de outubro ficará, com
certeza, marcado na história da humanidade, como um mês em que
alguns inventos tecnológicos mudariam de vez os designios da
história do homem, como a inauguração da primeira linha telefônica
interurbana entre duas cidades, a criação da lâmpada elétrica,
por Tomhas Edison, e foi em outubro também que o médico William
Thomas Morton utilizou pela primeira vez o éter como analstésico em
uma cirurgia, inautrando uma nova era da medicina.
Em outubro, Jorge Amado lançou seu
primeiro romace, “O País do Carnaval”, em 1931,
coincidentemente, mesma data em que o Cristo Redentor foi inaugurado
no Corcovado, e muitos outubros antes, o povo parisiense invadia o
Palácio de Versalhes, exatamente, no dia 05 deste mês, em 1789. Era
a Revolução Francesa.
(Fonte: Você sabia?)
terça-feira, 16 de outubro de 2012
EM TEMPO: "DIA DAS CRIANÇAS"
O responsável pela criação do DIA DAS CRIANÇAS foi o deputado federal Galdino do Vale Filho, na década
de 1920. Após ter sido aprovada pelos deputados, a data de 12 de
Outubro foi oficializada pelo presidente Arthur Bernardes, através
do decreto no 4867, de 5 de novembro de 1924.
A data só passou a ser celebrada somente na década de 1960, momento que a fábrica de Brinquedos Estrela decidiu fazer uma promoção em conjunto com a Johnson &Johnson, com o lançamento da “Semana do Bebê Robusto” que tinha por objetivo aumentar as vendas. Logo depois outras empresas decidiram criar a Semana da Criança com o mesmo intuito. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedo decidiram escolher um único dia para a promoção. A partir daí, o dia 12 de Outubro passou a ser uma das datas mais importantes do ano para o ramo de brinquedos.
O dia das crianças é a segunda data mais importante para o comércio, perdendo somente para o Natal.
A data só passou a ser celebrada somente na década de 1960, momento que a fábrica de Brinquedos Estrela decidiu fazer uma promoção em conjunto com a Johnson &Johnson, com o lançamento da “Semana do Bebê Robusto” que tinha por objetivo aumentar as vendas. Logo depois outras empresas decidiram criar a Semana da Criança com o mesmo intuito. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedo decidiram escolher um único dia para a promoção. A partir daí, o dia 12 de Outubro passou a ser uma das datas mais importantes do ano para o ramo de brinquedos.
O dia das crianças é a segunda data mais importante para o comércio, perdendo somente para o Natal.
A organização das Nações
Unidas (ONU) comemora o dia de todas as crianças do mundo em 20 de
Novembro, data em que os países aprovaram a Declaração dos
Direitos das Crianças.
Em Moçambique a celebração é no dia 1 de Junho, este foi instituído para assinalar o dia em que muitas crianças de pouca idade foram cruelmente assassinadas a sangue frio pelas forças nazistas em Junho de 1943.
Em Moçambique a celebração é no dia 1 de Junho, este foi instituído para assinalar o dia em que muitas crianças de pouca idade foram cruelmente assassinadas a sangue frio pelas forças nazistas em Junho de 1943.
(Fonte: Brasil Escola)
terça-feira, 9 de outubro de 2012
BPP PROMOVE ATIVIDADES PELOS 100 ANOS DE HELENA KOLODY
A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) promove, de
segunda (8) a quinta-feira (11), a Semana HelenaKolody 100 anos, com
atividades grátis para celebrar o centenário do nascimento da
autora, comemorado em 12 de outubro. No hall térreo e nas escadarias
do prédio, até o dia 26, estarão expostas fotografias, poemas e
depoimentos da autora. Durante toda a semana, o elenco do Grupo
Delírio Cia de Teatro fará leituras de poemas da autora em diversas
salas da biblioteca, em horários variados.
Na segunda-feira
(8), o diretor Edson Bueno e o Grupo Delírio Cia de Teatro vão
apresentar uma peça inédita, inspirada na obra da autora, no
Auditório Paul Garfunkel, às 15h. O curta-metragem A babel da luz,
do cineasta Sylvio Back, sobre a escritora, será exibido terça-feira
(9), no mesmo local, das 10h às 11h30. No dia seguinte, o filme, de
10 minutos, terá sessões entre 15h e 17h. A atriz Kaliupe Sachet
apresenta no hall térreo, na quinta-feira (11), um monólogo sobre a
poeta, a partir das 15h, pelo projeto Aventuras Teatrais.
O diretor da Biblioteca, Rogério Pereira, lembra que neste ano a Secretaria de Estado da Cultura colocou em circulação a revista Helena, publicação cultural que em sua primeira edição apresentou um dossiê sobre a autora paranaense. Pereira completa que, a Secretaria instituiu o Prêmio Paraná de Literatura 2012, cuja categoria de poesia foi batizada com o nome de Helena Kolody.
“Helena foi uma voz importante, inclusive no cenário nacional. Nada mais justo do que a Biblioteca Pública prestar uma homenagem, que inclusive pode fazer com que o público passe a ler e a reler a obra dela”, diz Pereira. A edição de outubro do jornal Cândido, publicado pela BPP, traz um especial sobre a autora.
Serviço: Semana Helena Kolody 100 anos. De 8 a 11 de outubro. Diversas atividades com entrada franca. Biblioteca Pública do Paraná - Rua Cândido Lopes, 133. Curitiba. Horário: 2.ª a 6.ª, das 8h30 às 20 horas. Sábado, das 8h30 às 13 horas. Mais informações: (41) 3221-4900 ou www.bpp.pr.gov.br.
O diretor da Biblioteca, Rogério Pereira, lembra que neste ano a Secretaria de Estado da Cultura colocou em circulação a revista Helena, publicação cultural que em sua primeira edição apresentou um dossiê sobre a autora paranaense. Pereira completa que, a Secretaria instituiu o Prêmio Paraná de Literatura 2012, cuja categoria de poesia foi batizada com o nome de Helena Kolody.
“Helena foi uma voz importante, inclusive no cenário nacional. Nada mais justo do que a Biblioteca Pública prestar uma homenagem, que inclusive pode fazer com que o público passe a ler e a reler a obra dela”, diz Pereira. A edição de outubro do jornal Cândido, publicado pela BPP, traz um especial sobre a autora.
Serviço: Semana Helena Kolody 100 anos. De 8 a 11 de outubro. Diversas atividades com entrada franca. Biblioteca Pública do Paraná - Rua Cândido Lopes, 133. Curitiba. Horário: 2.ª a 6.ª, das 8h30 às 20 horas. Sábado, das 8h30 às 13 horas. Mais informações: (41) 3221-4900 ou www.bpp.pr.gov.br.
sexta-feira, 5 de outubro de 2012
DE VOLTA AO BLOG (morte de STEVE JOBS)
Hoje 05/10, depois de um bom tempo sem escrever em meu blog, volto justamente no dia em que está fazendo um ano da morte do maior ícone da tecnologia STEVE JOBS:
A morte
de Steve Jobs completa um ano no dia 5 de outubro, o cofundador da
empresa morreu aos 56 anos em sua casa, em Palo Alto (Califórnia), e
a ausência do empresário fez com que o posto de ícone pop de
tecnologia ficasse aberto. Nada mais natural que Tim Cook (foto), 51,
atual diretor-executivo da Apple, esteja na lista de possíveis
substitutos de Steve Jobs, uma vez que foi escolhido pelo próprio
para ocupar o cargo mais importante na empresa americana. Discreto, o
executivo é conhecido pela habilidade em negociar com fornecedores
para atingir os cronogramas de lançamentos da Apple.
(fonte:
UOL notícias e tecnologia 05/10/12)
quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012
PORTO ALEGRE
Porto Alegre, multicultural por natureza
conjunto de múltiplas expressões, de variadas faces, origens étnicas e religiosas faz de Porto Alegre um raro espaço onde os contrastes e a diferença são bem acolhidos e sempre bem-vindos. A cidade foi fundada em 1772 por casais portugueses açorianos. Ao longo dos séculos seguintes, acolheu imigrantes de todo mundo, em particular alemães, italianos, espanhóis, africanos, poloneses e libaneses, entre católicos, judeus, protestantes e muçulmanos.
Assim é Porto Alegre, multicultural por natureza, terra de grandes escritores, intelectuais, artistas e políticos que marcaram a história do Brasil. A cidade, que é capaz de produzir e sediar eventos de grande porte, com expressão nacional e internacional, é também a capital que projetou do Estado do Rio Grande do Sul para o mundo jogadores de futebol como Ronaldinho e Pato, campeões olímpicos como Daiane dos Santos e João Derly, e celebridades como a übermodel Gisele Bündchen.
Portão de entrada de turistas no Estado e a apenas 120 quilômetros da aprazível Serra Gaúcha, Porto Alegre é um movimentado pólo de serviços e de infraestrutura de qualidade reconhecidas, base de grandes empresas nacionais e internacionais e um dos principais destinos de eventos internacionais no Brasil.
Informações Gerais
Fundação oficial: 26 de março de 1772
Localização: Latitude S - 30º / Longitude W - Greenwich 51º.
Capital mais meridional do Brasil.
Altitude: 10m
Área: 497 km2
População: 1.436.123 habitantes (Fonte: Estimativa IBGE/2009)
conjunto de múltiplas expressões, de variadas faces, origens étnicas e religiosas faz de Porto Alegre um raro espaço onde os contrastes e a diferença são bem acolhidos e sempre bem-vindos. A cidade foi fundada em 1772 por casais portugueses açorianos. Ao longo dos séculos seguintes, acolheu imigrantes de todo mundo, em particular alemães, italianos, espanhóis, africanos, poloneses e libaneses, entre católicos, judeus, protestantes e muçulmanos.
Assim é Porto Alegre, multicultural por natureza, terra de grandes escritores, intelectuais, artistas e políticos que marcaram a história do Brasil. A cidade, que é capaz de produzir e sediar eventos de grande porte, com expressão nacional e internacional, é também a capital que projetou do Estado do Rio Grande do Sul para o mundo jogadores de futebol como Ronaldinho e Pato, campeões olímpicos como Daiane dos Santos e João Derly, e celebridades como a übermodel Gisele Bündchen.
Portão de entrada de turistas no Estado e a apenas 120 quilômetros da aprazível Serra Gaúcha, Porto Alegre é um movimentado pólo de serviços e de infraestrutura de qualidade reconhecidas, base de grandes empresas nacionais e internacionais e um dos principais destinos de eventos internacionais no Brasil.
Informações Gerais
Fundação oficial: 26 de março de 1772
Localização: Latitude S - 30º / Longitude W - Greenwich 51º.
Capital mais meridional do Brasil.
Altitude: 10m
Área: 497 km2
População: 1.436.123 habitantes (Fonte: Estimativa IBGE/2009)
FORÇA JOVEM BRASIL REALIZA EVENTO COM MAIS DE 1500 USUÁRIOS DE DROGAS
Ato público realizado nesta quarta-feira (1º) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, tenta sensibilizar os deputados federais para a situação de risco dos usuários de crack no país. Voluntários do projeto Força Jovem Brasil colocaram 513 pedras pintadas de branco no gramado em frente ao Congresso Nacional. De acordo com o coordenador do projeto, Thiago Magalhães, as pedras representam cada deputado. "É um ato silencioso. Queremos chamar atenção para um problema sério que vem devastando, principalmente, os jovens. (Foto: Maiara Dornelles/G1)
Fonte: g1.globo.com
Fonte: g1.globo.com
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012
CONSAGRAÇÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS
No dia 05 de fevereiro de 2012, os Pastores da IURD, estarão consagrando todo seu material escolar e didático, carteira de estudante, caneta ou qualquer outro objeto que represente seu trabalho ou estudo para termos um ótimo ano letivo de 2012!
O FIM DAS FÉRIAS
Depois de quarenta dias férias, hj é dia de voltar ao trabalho. Estou muito feliz e mais uma vez comemorei meu Aniversário junto com os Professores do Colégio Estadual Santa Rosa. O Sol brilha lá fora, faz um delicioso calor, mas chegou a hora de despertar para novo ano letivo que se inicia. Agradeço a Deus por ter me dado forças até aqui e peço proteção, saúde, bem estar, novas amizades, renovação das velhas para o grande ano de 2012!
"ANO NOVO"
Ano novo vida nova,
Ano novo amizades novas,
Ano novo, tempo de renovar as velhas amizades,
Ano novo, tempo de plantar e de colher,
Ano novo, tempo de refletir e pensar em Deus,
Ano novo, tempo de se apaixonar,
Ano novo, tempo de esperar o menino Jesus,
Que veio para dar paz e alegria!
"ANO NOVO"
Ano novo vida nova,
Ano novo amizades novas,
Ano novo, tempo de renovar as velhas amizades,
Ano novo, tempo de plantar e de colher,
Ano novo, tempo de refletir e pensar em Deus,
Ano novo, tempo de se apaixonar,
Ano novo, tempo de esperar o menino Jesus,
Que veio para dar paz e alegria!
domingo, 29 de janeiro de 2012
DOMINGÃO DE SOL
Hoje para mim foi um dia muito especial,porque foi o dia do Meu Aniversario, comemorado junto com da minha mãezinha que fez ontem, 28/01.
Agradeço a Deus por mais um ano vida e a toda minha família que tem me apoiado em tudo que faço no sentido de dar sentido à vida>
sábado, 28 de janeiro de 2012
NOCAUTE AO CRACK
“O que você tem? Força… O que você é? Jovem!”
Foi assim que se deu início ao evento Nocaute ao Crack, realizado pelo Força Jovem Paraná na tarde do dia 21. O evento contou com a presença ilustre do Prefeito de Curitiba – Dr. Luciano Ducci -, que em conjunto com o Secretário Anti-drogas – Hamilton Klein – estiveram prestigiando o trabalho do Força Jovem.
A apresentação ficou por conta do Pr. Augusto – Líder do Força Jovem no Paraná – que em companhia do amigo do Força Jovem, Vereador Pr. Valdemir Soares, passaram aos jovens a palavra de fé e conduziram a apresentação do tão esperado evento.
Estiveram presentes cerca de 3 mil jovens que, juntamente com os lutadores e personalidades presentes, Nocautearam o Crack, na tarde que foi agitada ao som da Dupla Unção.
Durante a tarde, o Dose Mais Forte esteve realizando a apresentação de uma peça teatral, que contou a história de um jovem que se libertou do vício das drogas, através da Dose mais forte que é Jesus.
O evento contou também com a presença do Pr. Dayvid Windson – Líder do Força Jovem Rio Grande do Sul – que ao lado do Pr. Augusto firmou o propósito de que a Região Sul está unida. Ele realizou ainda uma oração em prol dos jovens presentes e afirmou:
“O Sul pode ser a força do Brasil”
Ocorreram também lutas de Jiu-Jitsu Infanto Juvenil, Muay Thai e MMA, e apresentações de boxe, Karatê Shubu-dô, Capoeira e Judô. O ponto alto do evento ocorreu durante as lutas de Jiu-Jitsu, Muay Thai e MMA, que revelaram novos talentos e premiou os competidores vencedores.
Foi assim que se deu início ao evento Nocaute ao Crack, realizado pelo Força Jovem Paraná na tarde do dia 21. O evento contou com a presença ilustre do Prefeito de Curitiba – Dr. Luciano Ducci -, que em conjunto com o Secretário Anti-drogas – Hamilton Klein – estiveram prestigiando o trabalho do Força Jovem.
A apresentação ficou por conta do Pr. Augusto – Líder do Força Jovem no Paraná – que em companhia do amigo do Força Jovem, Vereador Pr. Valdemir Soares, passaram aos jovens a palavra de fé e conduziram a apresentação do tão esperado evento.
Estiveram presentes cerca de 3 mil jovens que, juntamente com os lutadores e personalidades presentes, Nocautearam o Crack, na tarde que foi agitada ao som da Dupla Unção.
Durante a tarde, o Dose Mais Forte esteve realizando a apresentação de uma peça teatral, que contou a história de um jovem que se libertou do vício das drogas, através da Dose mais forte que é Jesus.
O evento contou também com a presença do Pr. Dayvid Windson – Líder do Força Jovem Rio Grande do Sul – que ao lado do Pr. Augusto firmou o propósito de que a Região Sul está unida. Ele realizou ainda uma oração em prol dos jovens presentes e afirmou:
“O Sul pode ser a força do Brasil”
Ocorreram também lutas de Jiu-Jitsu Infanto Juvenil, Muay Thai e MMA, e apresentações de boxe, Karatê Shubu-dô, Capoeira e Judô. O ponto alto do evento ocorreu durante as lutas de Jiu-Jitsu, Muay Thai e MMA, que revelaram novos talentos e premiou os competidores vencedores.
quarta-feira, 18 de janeiro de 2012
"NÃO ACEITE MENOS!"
Por que será que tanta gente sonha coisas grandiosas, mas acaba aceitando algo muito menor?
Sonha com uma casa rodeada de um belo jardim, mas se conforma com uma casinha bem no meio do cimento?
Sonha com um trabalho bem remunerado, mas aceita um emprego com salário baixo?
Sonha em voltar a ter o mesmo peso de décadas atrás, mas se contenta com dois ou três quilos a menos?
Por que aceitar menos do que você acha que merece? É um desafio a se pensar…
Muitas vêzes as pessoas não têm entusiasmo para lutar pelo que acreditam merecer. Simplesmente acomodam-se ou se deixam levar por opiniões derrotistas. Ou, o que é muito comum, nem lutam para não ter a decepção de fracassar.
Mas o ser humano pode muito mais do que imagina! É tudo uma questão de não ter medo de se colocar à prova, de agir de acordo com os seus sonhos. O grande desafio é ter coragem de se manter fiel ao que você acha que merece e não deixar por menos.
E isso vale para tudo, tanto na vida pessoal como na profissional, familiar ou de negócios!
Tome como exemplo um atleta olímpico. Ele age como quem não aceita menos do que a medalha e trabalha duro para conseguir o pódio.
Portanto, seja persistente. Não se deixe influenciar por palpites, tipo “isso não vai dar certo”!
Você já parou para contemplar o vôo de uma pipa? Ela pode se transformar num ponto colorido no céu, subindo cada vez mais. Deixe essa imagem inspirar a sua vida! Quando nos permitimos ser como pipas, livres para alçar vôos cada vez mais altos, o nosso compromisso é um só: a felicidade!
By Antônio Carlos Teixeira.
Sonha com uma casa rodeada de um belo jardim, mas se conforma com uma casinha bem no meio do cimento?
Sonha com um trabalho bem remunerado, mas aceita um emprego com salário baixo?
Sonha em voltar a ter o mesmo peso de décadas atrás, mas se contenta com dois ou três quilos a menos?
Por que aceitar menos do que você acha que merece? É um desafio a se pensar…
Muitas vêzes as pessoas não têm entusiasmo para lutar pelo que acreditam merecer. Simplesmente acomodam-se ou se deixam levar por opiniões derrotistas. Ou, o que é muito comum, nem lutam para não ter a decepção de fracassar.
Mas o ser humano pode muito mais do que imagina! É tudo uma questão de não ter medo de se colocar à prova, de agir de acordo com os seus sonhos. O grande desafio é ter coragem de se manter fiel ao que você acha que merece e não deixar por menos.
E isso vale para tudo, tanto na vida pessoal como na profissional, familiar ou de negócios!
Tome como exemplo um atleta olímpico. Ele age como quem não aceita menos do que a medalha e trabalha duro para conseguir o pódio.
Portanto, seja persistente. Não se deixe influenciar por palpites, tipo “isso não vai dar certo”!
Você já parou para contemplar o vôo de uma pipa? Ela pode se transformar num ponto colorido no céu, subindo cada vez mais. Deixe essa imagem inspirar a sua vida! Quando nos permitimos ser como pipas, livres para alçar vôos cada vez mais altos, o nosso compromisso é um só: a felicidade!
By Antônio Carlos Teixeira.
Assinar:
Postagens (Atom)